Links Úteis
Confidencial

Subscrever Newsletter

Política

Raptado a 2 de Março

Cabinda: Pirilampo foi morto e torturado

Cabinda – Pirilampo foi assassinado e torturado depois de ter sido «raptado» em Ponta Negra, República do Congo, na noite de 2 de Março.

Segundo fontes em Ponta Negra o corpo de Pirilampo, nome de guerra de Gabriel Nhemba, Chefe de Estado Maior da FLEC, está na Casa Mortuária de Ponta Negra. Testemunhos indicaram que o corpo do chefe militar tem sinais de tortura.

O corpo baleado de Pirilampo terá sido encontrado por populares congoleses na aldeia de Tanda na região fronteiriça de Massabi, entre o Congo Brazzaville e Cabinda.

Nzita Tiago, presidente da FLEC, também confirmou à PNN o assassinato do CEM do movimento. «Pirilampo era um combatente desde a sua juventude e hoje é um mártir na luta de libertação», disse líder do movimento cabindês exilado em Paris. «É intolerável aceitar que Luanda rapte um cidadão, amigo dos congoleses, em Ponta Negra no Congo, leva-o para Luanda, enviam-no para Cabinda, onde o assassinam e abandonam o corpo no Congo», disse o líder da FLEC.

Para Nzita Tiago «José Eduardo dos Santos devia privilegiar as negociações pacíficas para a resolução do problema de Cabinda, mas também o Governo português, que conhece bem o problema, deve assumir as suas responsabilidades históricas para evitar que continue o massacre em Cabinda. Para nós cabindas já basta», sublinha Nzita Tiago. «A comunidade internacional não pode continuar a apoiar os actos de terrorismo estatal de Angola» conclui o presidente da FLEC.

(c) PNN Portuguese News Network

2011-03-10 13:49:24

MAIS ARTIGOS...
  Nzita Tiago efectua remodelação no Governo Provisório
  Cabinda: Residência de Jorge Congo cercada pela polícia
  Cabinda: Sete militares angolanos mortos na região de Massabi
  Cabinda: «Um conflito inútil que não teve qualquer razão para existir»
  FLEC denuncia «reforço excessivo» de efectivos militares angolanos em Cabinda
  Cabinda: Comandante «Cristo» poderá ser extraditado para Angola
  Cabinda: Comandante da FLEC capturado no Congo
  Nzita Tiago: «O problema de Cabinda pode ser resolvido em 30 minutos»
  Nzita Tiago: «FLEC/FAC está pronta para negociar com Angola»
  Cabinda: Cinquenta anos de guerrilhas
  Angola: General das FAA refere que situação política e militar é estável
  Eleições em Angola dividem nacionalistas cabindas

Comentários

Nome:

E-mail:

Comentário:


Comentários
  
1  2014-08-03 04:15:38
1

ambrósio  2014-06-25 20:51:08
o que que o governo angolano esta esperando para negociar nós os cabindas estamos cansados de sofrer.
porque não concordam com as negociações da flec fac?


Tango Mbata  2011-10-26 08:18:55
lendo o que Presidente Nzita salientou a cerca da morte do comandante pirilampo, o crime que os Cabindas cometeram e somente a riqueza que o Deus poderoso nos atribui, e pela nossa riqueza que o MPLA corompe o mundo, onde esta portugal o dito pai, estados unidos, nacoes unidas, todos sabem do caso, o porque nao ajudem os Cabindas?MPLA o seu tempo chegara Deus esta vendo tudo, um dia seremos livre em nome do senhor

Tango Mbata


Antonio gabriel zinguila  2011-07-22 12:51:49
Qual foi o motivo de raptarem o pirilampo? blamento qui temos em espera uma guerra contra o popvo mpla, eu sou cabinda ex+pero morer em situacao do nosso povo livremente eeeeeeeeeeeeeeeee

Bento Bembe  2011-06-19 04:58:46
Eu, Sr.Bento Bembe ja tinha dito aos homens do MPLA, que nao e matando e torturando os cabinda q o problema vai acabar. Sei q fiz um acordo o chamado Memorando de entendimento e q nada resulto, porque fizemos tudo a base de mentira porque de tudo q fizemos nada foi serio e por fim a situacao continua mal e na mesma. Acho eu q esta e a hora que o MPLA deve entrar em dialogo com a sociedade civil em cabinda, e procurar fazer negociacoes serias com povo de cadinda e falar com pessoas prestijiadas em cabinda no caso do( Eng.Agostinho Chicaia, P.Casimiro Congo, P.Raul Titi, Dr.Belchor Tati, Dr.Francisco Luemba).E entre os outros que nao foram mencionados.

amadeu morais  2011-05-14 16:20:03
gosto muito da radio ibinda para saber o que que esta apassare na provincia

baka vonda  2011-03-28 14:29:05
seja a demora da noite o dia ha de amanhecer
o governo barbare matou um dos nossos ; com tudo nao vai nos acabar com os seus crimes da barbaria


Bavondacuau  2011-03-27 16:40:49
tudo tem o seu tempo determinado. e a hora d Deus n é hora d homem. ms lembres te de q é a hora certa. e o q Ele separou, ninguem pode unir. e o q Ele uniu, ninguem o separa. tudo q é feito debaixo d sol qr o bem qr o mal, tem o seu tempo d pagamento pois q ha uma hora propria q Ele julgara o seu povo. ai de ti q derramas sangue ds inocntes. ai de ti q tentas unir o q Deus separou. ms a esperanca é a ultima a morrer. nos aguardems com toda paciencia como ja vó lo teria. a hora de Deus é a hora certa. paz paz paz.......

Anonimo  2011-03-26 17:55:20
É sabido que as praticas de tortura e assassinato é o robe do MPLA o do seu presidente José esdurdo dos santos em companiha do seu vice presidente senhor todo poderoso NANDÓ,mas estao esquecidos que todos os imperios do mundo ja forao vencidos este do MPLA tambem ha de cair,falando do tugas ou dos guetas esses nao falam nada por causa dos negocios que mantem com o SANTOS em particular da FAMILY toda do senhor hitler da angola e a biblia é clara deia o que de cezar o que de cezar como tambem deia a cabinda aos cabindas por favor SANTOS chega de mortes,chega de violencia,chega de roubos em fim.....nós estamos cansados com iss ZÉ tenha vergonha por favor e nos deixa em paz......Será que custa muito fazer isso nos dar a PAZ......

franciscogabriel2004@hotmail.com  2011-03-20 13:11:24
é uma pena duque o governo angolano esta fazer em cabinda, para que estar matar, para estar a eliminar vidas através duma terra alheia, porque não abandona isso estamos demasiado cansado, eu ainda imagino porque que a comunidade internacional não se interveem nestas coisas.
o Jose Eduardo dos Santos se fosse uma pessoa que conhece a vida duma pessoa já deveria acabar com este conflito.
viver em cabinda é sentir a dor, porque o governo angolano esta massacrar cada vez mais, e eu pergunto a comunidade internacional de cada dia que passa Angola esta matando os grandes lideres de cabinda e quando teremos a independencia quais são os lideres que irão mandar cabinda.
por favor eu quero que o mundo olha um pouquinho os problemas de cabinda.
principalmente o portugal que foi colonizador de cabinda


PROVÉRBIOS
"Kupódi túmuka ko: Nti ava kaménina."
(Ninguém pode arrancar: A árvore (adulta) que já tem raízes.)
Outros
Relatório da Mpalabanda 2005 (pdf)

Relatório da Mpalabanda 2004 (pdf)

Entrevista de Dom Duarte ao IBINDA.COM
Cartoon
Hospedagem de Sites Low Cost Jornal Digital Luanda Digital Bissau Digital Jornal de São Tomé Timor Leste Cabo VerdeMaputo Digital
Notícias no seu site Recrutamento Estatuto editorial Ficha técnica Contactos Publicidade Direitos autorais